miércoles, 24 de septiembre de 2008

[Rede A-latina] Unila será tema de debate público com parlamentares e reitores...

Unila será tema de debate público com parlamentares e reitores do Mercosul


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cujo projeto de Lei tramita no Congresso Nacional, será pauta do Debate Público a ser realizado dia 19 de setembro, em Foz do Iguaçu – PR, cidade que sediará a futura instituição.

O evento promovido pela Comissão de Implantação (CI) da Unila, presidida pelo professor Hélgio Trindade, em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e Parlamento do Mercosul (Parlasul), visa aprofundar a discussão do projeto da nova Universidade e a importância da educação, da ciência e da tecnologia para a integração regional.

Estão confirmadas as presenças do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR), relator da Comissão Educação e Cultura da Câmara; do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado; e do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), presidente do Parlasul, além de reitores de universidades do Mercosul.

Na oportunidade, os participantes poderão conhecer o terreno doado por Itaipu para a instalação do campus da Unila, que tem o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o contexto educacional da tríplice fronteira, e as instalações do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), sede provisória da Unila até a construção do campus universitário.

O Projeto de Lei 2878/08, que institui a Unila, foi aprovado, no mês de julho, por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados.

De acordo com o relator, deputado Frank Aguiar (PTB-SP), “o projeto é duplamente louvável por promover a interiorização da educação superior e a integração com os países da América Latina”. Atualmente, a matéria tramita na Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo deputado João Matos (PMDB-SC), da mesma Casa.

A Unila será uma universidade federal bilíngüe (português e espanhol), com ensino, pesquisa e extensão em ciências e humanidades, em áreas prioritárias para a integração do continente.

O projeto prevê atender a 10 mil alunos, em cinco anos, sendo metade dos estudantes brasileiros e a outra metade dos demais países da América Latina. O corpo docente também será formado por professores brasileiros e latino-americanos. A Universidade deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2009.

O debate acontece na próxima sexta-feira, às 10h, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) – Foz do Iguaçu – Brasil.
(Assessoria de Comunicação CI-Unila)

No hay comentarios:

Archivo del blog