DELIBERAÇÃO – COMISSÃO DE ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA X CÚPULA SOCIAL MERCOSUL –FÓZ DO IGUAÇU 14 – 16/12/10
A Comissão de Esporte, Lazer e Educação Física reunida na X Cúpula Social do Mercosul, reafirmando o primeiro princípio geral consignado na Carta de Quito – elaborada pelo Foro Mercosul Latinoamericano de Esporte, Educação Física e Lazer em 2008, ratifica sua compreensão da necessidade da defesa, do reconhecimento e do acesso à Educação Física, ao Esporte e ao Lazer, como direitos sociais imprescindíveis de todos os povos, parte importante do patrimônio histórico da humanidade e do processo dialético de construção da individualidade humana, devendo ser garantidos pelos estados nacionais soberanos.
Na reafirmação do Esporte, do Lazer e da Educação Física como direitos sociais nos preocupam as conseqüências indesejáveis da agenda de megaeventos esportivos, a acontecer em território brasileiro, de 2011 até 2016.
Tais preocupações podem ser sintetizadas em 2 pontos fundamentais:
1. O caráter danoso dos chamados legados sociais dos megaeventos esportivos especialmente sob 2 aspectos:
a) Quanto ao planejamento urbano (crescimento assustador da especulação imobiliária, a destruição de patrimônios históricos e culturais citadinos e a utilização de recursos públicos vultuosos a serviço da valorização de territórios privados pertencentes a setores privilegiados da população brasileira).
b) A ausência da socialização do conhecimento acumulado em torno dos procedimentos organizativos dos jogos, que tem sido financiado pelo Estado e apropriado privadamente.
2. O risco da “esportivização” do espaço escolar pela Educação Física, ao reduzir o trato da cultura corporal a uma única possibilidade de sua manifestação: o esporte, por sua vez, reduzido à sua dimensão do alto rendimento (detecção de talentos e formação de atletas).
Levando em conta tais preocupações e reconhecendo que a realização de tais eventos já é um fato consumado, propomos a defesa do movimento “Copa e Olimpíadas Cidadãs” (www.universidadedofutebol.com.br) para todos os países do MERCOSUL, visando fortalecer a defesa dos interesses populares diante dos que se apropriam privadamente dos recursos públicos.
Por fim, objetivando a integração e democratização regional no campo da formação em Educação Física, Esporte e Lazer, a Comissão de Esporte, Lazer e Educação Física da X Cúpula chama a atenção para a necessidade de um projeto de qualificação de licenciados, na modalidade à distância que, respeitando as diferenças regionais, trate o Esporte e o Lazer como direitos sociais.
Idéia-força para o documento final:
- A defesa do Esporte, da Educação Física e do Lazer como direitos sociais.
- Vincular a realização dos megaeventos esportivos e seus legados à materialização desses direitos, por meio de políticas públicas.
- Construção de um projeto regional de formação de docentes na modalidade à distância.
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
Archivo del blog
-
►
2011
(81)
- ► septiembre (4)
-
▼
2010
(93)
-
▼
diciembre
(13)
- Resolução CNE n.30, de 17 de dezembro de 2010 (dop...
- Resolução CNE n.30, de 17 de dezembro de 2010 (dop...
- Acuerdos del Comité de Apelación de la RFEF
- Medidas Tributárias Referentes à Realização, no Br...
- corriente ANTIDOPAJE. atletismo internacional
- DELIBERAÇÃO – COMISSÃO DE ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃ...
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fu...
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fu...
- normativo de conversao de penas.prazo final
- normativo de conversao de penas.prazo final
- RI inexistentes de TJDs/STJDs + Procuradorias. Pr...
- Atendimento STF terá plantão durante o recesso for...
- iii curso superior en derecho de futbol
- ► septiembre (9)
-
▼
diciembre
(13)
-
►
2009
(78)
- ► septiembre (8)
No hay comentarios:
Publicar un comentario